Portugal no top 10 dos países com maior índice de liberdade de imprensa
“Worldwide Press Freedom Index 2006” é o novo relatório do Reporters Without Borders (RSF) que considerou 168 países no índice de liberdade de imprensa. De acordo com o estudo, Portugal está na 10ª posição do ranking, juntamente com a Hungria, a Letónia e a Eslovénia.
Os três maiores violadores da liberdade de imprensa são a Coreia do Norte (168ª posição), o Turquemenistão (167ª) e a Eritreia (166ª). A morte sob tortura do jornalista do Turquemenistão, Ogulsapar Muradova, mostra que o líder do país, “President-for-Life” Separmurad Nyazov, está disposto a usar de violência extrema contra aqueles que o criticam. Também o todo poderoso líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, continua a controlar totalmente os media.
Os Estados Unidos da América (EUA) parecem estar a escorregar na defesa e protecção do livre discurso. Os EUA caíram do 17º lugar em 2002 para 53º este ano, devido, largamente, às relações deterioradas entre a administração Bush e os tribunais federais e os media.
Países da Europa do Norte continuam no topo do índice, com nenhum registo de censura, ameaças, intimidação ou represálias físicas: Finlândia, Irlanda, Islândia e Holanda partilham o primeiro lugar este ano.
Fonte:OberCom
Recolha e publicação: Filipa do Carmo
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home