Media Watch

Um olhar sobre o que se vai passando com os media

10 novembro 2006

"Borat" banido na Rússia


O filme Borat: Cultural Learnings Of America For Make Benefit Glorious Nation Of Kazakhstan poderá ver a sua exibição banida na Rússia, por esta temer que a película possa aborrecer o seu país vizinho, o Cazaquistão.

Esta medida, que seria a primeira do seu género para um filme não-pornográfico, poderá impossibilitar que o filme de Sacha Baron Cohen seja distribuido na Rússia, como estaria previsto, já no final deste mês, tudo devido aos laços políticos entre este país e o Cazaquistão.

A Agência Federal Russa para a Cultura e Cinematografia terá dito à distribuidora 20th Century Fox que não permitirá a exibição deste filme "ofensivo".

Vadim Ivanov, director de vendas da Twentieth Century Fox diz, "A Agência achou que o filme poderia ofender alguns espectadores e continha material que poderia denegrir a imagem de certos grupos étnicos e religiões."

Mas Ivanov quer tentar uma reviravolta política, acrescentando, "Esta história não acabou."

Muitos acreditam que esta jogada do governo Russo virá no seguimento da implementação de uma política de tolerância-zero no que respeita à intolerância racial.

Para os que desconhecem o filme, deixo aqui o trailer que é bastante explicativo:




José Santiago