Media Watch

Um olhar sobre o que se vai passando com os media

10 novembro 2006

8ª Colina



Propriedade da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) de Lisboa, a 8.ª Colina não é o jornal da escola. Uma publicação de e para a capital, supervisionada pelos professores envolvidos no projecto, mas onde as «estrelas» são os alunos. Assim o diz uma das mentoras e a fundadora, Anabela Sousa Lopes.

Por Lina Manso | lmanso@mundouniversitario.pt

Ano de estreia?
A primeira edição (número zero) saiu em Junho de 2005.

Periodicidade? Trimestral. À partida, não a reduziremos, porque os alunos que nele escrevem têm os seus cursos para concluir. Essa é a prioridade.

Preço?
Gratuito.

Tiragem?
Na última edição foram 18 mil exemplares. Em Novembro sairá o n.º 4.

Locais de distribuição?
Somos distribuídos na cidade de Lisboa, com o Público (Paulo Moura, director do 8.ª Colina e professor de Atelier de Jornalismo Escrito I e II na ESCS, é também jornalista nesse diário).

Equipa?
Os editores e repórteres distribuídos pelas várias secções são alunos da ESCS: enquanto a maioria frequenta Jornalismo, temos ainda colaborações de estudantes matriculados noutros cursos da escola. Eu, o Paulo Moura e outros professores orientamos o projecto.

Linha editorial?
O editorial de Paulo Moura, no número zero, define os princípios gerais. Ali ele diz, por exemplo, que o jornal «recusa o sensacionalismo, a submissão às audiências ou a interesses económicos e políticos». Ou que «ser jornalista é estar atento».

Cavalos-de-batalha?
Antes de mais, é de referir que o 8.ª Colina não trata especificamente de assuntos escolares. Preocupamo-nos, isso sim, em combater uma certa preguiça, dedicando-nos sobretudo a trabalhos de fundo.

in Mundo Universitário

José Santiago