SIC é canal mais caro embora seja TVI quem lidera audiências
O aumento dos preços da publicidade acompanhou o aumento de tempo de emissão dedicado a anúncios
A SIC aumentou em Setembro o preço do seu espaço comercial em 30 por cento nos horários de maior audiência face ao ano passado, passando um anúncio de 30 segundos a custar 31.876 euros, divulgou hoje a agência de meios Carat.
No mês da 'rentrée' televisiva do ano passado, um 'spot' de 30 segundos transmitido na SIC custava entre 355 e 17.184 euros (consoante o horário de menor ou maior audiência). Segundo o estudo Media Regular Analysis, o aumento dos preços da publicidade acompanhou o aumento de tempo de emissão dedicado a anúncios.
Em Setembro, a SIC foi o canal no qual a publicidade ocupou mais tempo de emissão, tendo representado um quarto do total emitido.
O canal de Carnaxide trocou de lugar com a TVI relativamente ao mesmo período do ano passado, já que em 2005 era a TVI que transmitia mais tempo de publicidade.
Este aumento da percentagem da emissão ocupada com publicidade traduziu-se num crescimento dos blocos publicitários da SIC que, no mês passado, durou, em média, mais dois minutos do que durava em 2005.
Em Setembro de 2005, cada intervalo para anúncios feito pela SIC tinha 5 minutos e 54 segundos. Apesar de ter os blocos publicitários mais curtos, a RTP 1 quase duplicou a sua duração média este ano, passando para os cinco minutos.
O primeiro canal da estação pública foi, aliás, o que aumentou mais a percentagem de tempo dedicado à publicidade, passando de 8,9 por cento do total de emissão em Setembro do ano passado para quase um quarto do tempo (18,6 por cento) este ano. A diminuição da quota de telespectadores - que era de 26,8 por cento em Setembro de 2005 e passou para 24,9 por cento -, levou os anunciantes a pagarem menos pelo espaço comercial do canal.
A RTP, que era a estação na qual cada ponto percentual de quota de telespectadores valia mais investimento no ano passado, viu esse valor diminuir em 3 euros por cada ponto, para os 964 euros por ponto.
Cada ponto percentual de audiência na SIC valia, em Setembro, 1.121 euros, tendo descido 467 euros em relação ao ano passado.
Esta situação levou os responsáveis do RTP a manterem os preços dos espaços comerciais iguais aos do ano passado, sendo que um anúncio de 30 segundos custa entre 256 e 15.026 euros. Com preços menores do que os da SIC, a TVI é o canal que consegue captar mais investimento dos anunciantes por cada ponto percentual de audiência.
Com uma média de quota de telespectadores bastante inferior este ano ao que tinha no ano passado - passou de 36,5 para 28,8 por cento -, a estação de Queluz de Baixo conseguiu aumentar em 489 euros o valor de cada ponto de quota de telespectadores, para 1.289 euros. Com um tempo de emissão dedicada à publicidade muito próximo do da SIC (24,7 por cento), a TVI aumentou em 3,6 por cento os preços dos seus espaços comerciais, passando a cobrar entre 283 e 21.035 euros por cada anúncio de 30 segundos. Em média, os blocos publicitários deste canal diminuíram cerca de um minutos cada, tendo passado a durar 7 minutos e 36 segundos.
Os preços apresentados pela análise da Carat são de tabela, o que significa que não foram ainda sujeitos aos descontos e promoções que as televisões fazem habitualmente aos anunciantes.
A SIC aumentou em Setembro o preço do seu espaço comercial em 30 por cento nos horários de maior audiência face ao ano passado, passando um anúncio de 30 segundos a custar 31.876 euros, divulgou hoje a agência de meios Carat.
No mês da 'rentrée' televisiva do ano passado, um 'spot' de 30 segundos transmitido na SIC custava entre 355 e 17.184 euros (consoante o horário de menor ou maior audiência). Segundo o estudo Media Regular Analysis, o aumento dos preços da publicidade acompanhou o aumento de tempo de emissão dedicado a anúncios.
Em Setembro, a SIC foi o canal no qual a publicidade ocupou mais tempo de emissão, tendo representado um quarto do total emitido.
O canal de Carnaxide trocou de lugar com a TVI relativamente ao mesmo período do ano passado, já que em 2005 era a TVI que transmitia mais tempo de publicidade.
Este aumento da percentagem da emissão ocupada com publicidade traduziu-se num crescimento dos blocos publicitários da SIC que, no mês passado, durou, em média, mais dois minutos do que durava em 2005.
Em Setembro de 2005, cada intervalo para anúncios feito pela SIC tinha 5 minutos e 54 segundos. Apesar de ter os blocos publicitários mais curtos, a RTP 1 quase duplicou a sua duração média este ano, passando para os cinco minutos.
O primeiro canal da estação pública foi, aliás, o que aumentou mais a percentagem de tempo dedicado à publicidade, passando de 8,9 por cento do total de emissão em Setembro do ano passado para quase um quarto do tempo (18,6 por cento) este ano. A diminuição da quota de telespectadores - que era de 26,8 por cento em Setembro de 2005 e passou para 24,9 por cento -, levou os anunciantes a pagarem menos pelo espaço comercial do canal.
A RTP, que era a estação na qual cada ponto percentual de quota de telespectadores valia mais investimento no ano passado, viu esse valor diminuir em 3 euros por cada ponto, para os 964 euros por ponto.
Cada ponto percentual de audiência na SIC valia, em Setembro, 1.121 euros, tendo descido 467 euros em relação ao ano passado.
Esta situação levou os responsáveis do RTP a manterem os preços dos espaços comerciais iguais aos do ano passado, sendo que um anúncio de 30 segundos custa entre 256 e 15.026 euros. Com preços menores do que os da SIC, a TVI é o canal que consegue captar mais investimento dos anunciantes por cada ponto percentual de audiência.
Com uma média de quota de telespectadores bastante inferior este ano ao que tinha no ano passado - passou de 36,5 para 28,8 por cento -, a estação de Queluz de Baixo conseguiu aumentar em 489 euros o valor de cada ponto de quota de telespectadores, para 1.289 euros. Com um tempo de emissão dedicada à publicidade muito próximo do da SIC (24,7 por cento), a TVI aumentou em 3,6 por cento os preços dos seus espaços comerciais, passando a cobrar entre 283 e 21.035 euros por cada anúncio de 30 segundos. Em média, os blocos publicitários deste canal diminuíram cerca de um minutos cada, tendo passado a durar 7 minutos e 36 segundos.
Os preços apresentados pela análise da Carat são de tabela, o que significa que não foram ainda sujeitos aos descontos e promoções que as televisões fazem habitualmente aos anunciantes.
Recolha: Altino Pinto
Colocado por: André Pereira
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