Media Watch

Um olhar sobre o que se vai passando com os media

18 novembro 2006

"Media" nacionais no estrangeiro debatidos em Braga


Debater a relação que os media em Portugal mantêm com a comunidade portuguesa no estrangeiro, bem como discutir o papel da imprensa em português estabelecida nos países de emigração. Estes são alguns dos objectivos que, entre hoje e domingo, o congresso "A comunicação social e os portugueses no mundo" se propõe.

Os trabalhos começam hoje às 9h30, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga.

A iniciativa foi lançada pela associação Rosa Azul, que nasceu em 2004, no Porto, com o objectivo de promover o encontro da sociedade portuguesa residente com a comunidade emigrante portuguesa no mundo e com os luso-descendentes.

Entre as primeiras intenções da associação estava a promoção de encontros anuais, temáticos, sobre a emigração, como explicou António Rocha, da Rosa Azul: "Nesse sentido, que melhor tema para iniciar os encontros senão promover um sobre a comunicação social, esse canal prioritário da expressão da língua portuguesa?".

A relação da imprensa nacional com as comunidades emigrantes portuguesas, o modo como os vários media - TV, jornais, rádios e agências - tratam a emigração e a expressão dos media em português entre as comunidades no estrangeiro serão alguns dos temas em debate. Sobre este último tema António Rocha destaca a apresentação do projecto CLP TV: "É uma iniciativa interessante, privada, que consiste no lançamento da primeira televisão a pensar nos portugueses fora de Portugal", diz o responsável sobre este novo canal que emitirá a partir de França e que tem data de arranque marcada já para a semana, para dia 25.

No encontro estarão também presentes os responsáveis de jornais portugueses no Luxemburgo, Suíça, Bélgica e França.


in Publico.PT


Recolhido e colocado por: José Santiago