Media Watch

Um olhar sobre o que se vai passando com os media

30 novembro 2006

Profissionais dos media regozijados com seminário sobre Tendências do Jornalismo


Os participantes no Seminário sobre as Tendências do Jornalismo Contemporâneo, encerrado hoje em Luanda, consideraram "extremamente" importante a sua realização pelos temas actuais e pelo nível de debate apresentado pelos prelectores.

Em declarações à Angop, momentos após o encerramento do fórum, os participantes disseram sair do evento com uma mais-valia no desempenho diário das suas funções, chamando atenção do órgão de tutela sobre a necessidade de acções do género se repetirem, estendendo-se a todas as províncias do país para o melhoramento do exercício da actividade.

Para o jornalista da Angop José Chimuco, numa altura em que se avizinham grandes desafios para os jornalistas angolanos traduzidos não somente na consolidação da paz mas sobretudo na realização das segundas eleições no país foi de grande importância a realização do encontro.

"Ora neste momento em que as novas tecnologias dominam o mundo e têm um papel fundamental na trasmissão de qualquer mensagem de comunicação para os mais diversos públicos, acho que acções deste género, hoje em que a internet é, de facto, a joia do desenvolvimento jornalístico em todo o mundo, são extremamente importantes. Nós jornalistas angolanos da comunicação estatal e privada saímos com uma mais-valia no desempenho diário das nossas funções" - frisou.

Segundo ele, os temas escolhidos coincidiram com as expectativas propostas na medida em que saímos todos a ganhar.

"É sempre positiva enquanto formos profissionais e penso que todos dias estamos e precisamos de aprender com os outros e transmitir a nossa experiência. Foi o que ficou aqui patente com a organização" - frisou.

Dionísio de Almeida, da Rádio Nacional de Angola (RNA), referiu que a sessão foi valiosa para o jornalismo angolano, porque abordou, de uma forma geral, aspectos que ajudam os profissionais no campo de trabalho a desenvolver a sua acção de uma forma mais profissional, dentro da experiência transmitida pelos palestrantes.

Por outro lado, acrescentou, esta acção a nível do ministério de tutela deve se estender às outras províncias.

Sobre os temas abordados, foram selecionados de acordo com o contexto como o jornalismo e digitalização, a ética jornalística, o campo da comunicação social a nível das instituições, e importantes para o exercício do jornalismo e também pelos profissionais ligados a algumas áreas complementares.

Quanto aos palestrantes considerou de grande relevo pela capacidade e o conhecimento, a experiência e o nível demonstrado.

Promovido pelo ministério de tutela, o fórum foi uma oportunidade para a discussão dos novos desafios da comunicação social, numa reflexão sobre o impacto das novas tecnologias na actividade jornalística, a credibilidade e a responsabilidade profissional, o papel das assessorias de comunicação dos órgãos públicos.

Durante a sua vigência foram abordados temas como "O correspondente de imprensa na cobertura de crises e conflitos internacionais em tempo de web", "Introdução ao jornalismo digital e Revistas electrónicas","A questão da credibilidade no jornalismo" e Assessoria de comunicação em órgãos públicos".

in AngolaPress

Recolha e Colocação: José Santiago