Media Watch

Um olhar sobre o que se vai passando com os media

29 novembro 2006


Televisão ainda não faz uso óptimo da Net

Ana Pago

À luz do actual jornalismo online e do modo como o jornalismo televisivo de referência usa a Net no estrangeiro, o alerta dos investigadores é incisivo: "As edições online das televisões generalistas portuguesas ainda estão longe de uma apropriação optimizada das potencialidades" da Rede, afirmam Gustavo Cardoso e Sandra Amaral no relatório do Observatório da Comunicação (OberCom) para 2006.O País tem aproveitado as mais- valias do ciberespaço, "as televisões servem-se cada vez mais da sua presença online para projectar uma imagem de actualidade e modernidade" junto do público. "Neste momento, a grande maioria [de jornalistas] olha-nos com algum desdém", confirma o subcoordenador da redacção online da SIC, Ricardo Rosa, referindo-se ao sentimento de desvalorização que as redacções principais manifestam pelo trabalho online. Uns chamam-lhes jornalistas de secretária, "outros pensam que estamos a copiar o trabalho deles". Felizmente para o responsável, "é uma maioria menor do que era há quatro anos, vai havendo uma integração".Por acreditar no papel do multimedia, o coordenador da redacção online da TVI, Paulo Bastos, lamenta a falta de tempo ditada pelas prioridades editoriais (as notícias de última hora) e a escassez de recursos humanos, técnicos e financeiros. Já José Alberto Carvalho,garante que "as unidades multimedia das estações de televisão têm um papel muito importante de desbravar caminho e de solucionar problemas com que se defrontam as equipas de produção convencionais". Conteúdos noticiosos e manchetes diferem na homepage e no alinhamento dos telejornais."Damos notícias que não são interessantes para o público generalista do Jornal Nacional mas são para nós", apoia Paulo Bastos. Ainda distante, o caminho tende, contudo, "para que as redacções multimedia concentrem a parte de leão da produção", prevê José Alberto Carvalho. O futuro o dirá.

Fonte: Diário de Notícias

Recolha e Postagem: Joana Martins